Diferenças entre Ar condicionado split e Portáteis

O ar condicionado é um aparelho que condiciona a temperatura da casa ou escritório nos momentos mais quentes, por meio de um sistema de resfriamento, mantendo o repouso fresco à temperatura desejada.

Entre as funções de um equipamento de ar condicionado estão entre esfriar os quartos de uma casa ou um escritório, ou mesmo aquecer estes ambientes. Dos muitos modelos disponíveis no mercado, os que mais chamam nossa atenção são os modelos split (fixados na parede) e os portáteis (podendo ser utilizados em locais diferentes por conta da facilidade de seu transporte).

Mas qual as diferenças entre ar condicionado split e portátil? Qual deles é mais adequado e vantajoso?

Tudo dependerá do tamanho do espaço, por conta que cada um destes aparelhos de ar condicionado portáteis ou splits funcionam graças a um compressor interno (também conhecido como condensador) que absorve o ar e esfria.
O fato de o compressor esta dentro da unidade torna, no caso do ar condicionado portátil um pouco mais ruidoso. Seus preços geralmente são mais baratos que os de unidades fixas (splits).

Por outro lado, os sistemas de ar condicionado fixos como os splits, o compressor ficará na parte externa da parede onde este será instalado. A unidade de controle, a parte responsável pela distribuição do ar resfriado, é instalada dentro do ambiente e é conectada através de tubos atravessados na parede para serem conectados ao compressor externo. Tudo isso torna a o equipamento de ar condicionado split mais silencioso e, ao mesmo tempo, mais caro, ao contrário do ar condicionado portátil.

Sobre as capacidades de refrigeração do ar condicionado portátil e o split, o mercado disponibilizam boas opções. Você encontrará ar condicionado portátil que chegam a 14.000 BTUs, já os splits chegam a 80.000 BTUs.

Lembrando que alguns condomínios ou prédios comerciais proíbem a instalação de equipamentos de ar condicionado fixos nas fachadas de edifícios, o objetivo deste objetivo é minimizar o impacto visual.
Portanto, a escolha entre um modelo de ar condicionado split ou portátil dependerá da análise destes fatores, tanto como sempre levar em conta o tamanho de espaço o qual o aparelho será utilizado, por isso sempre se atente à capacidade de refrigeração de cada aparelho.